Escritores destacam incentivo à leitura em evento realizado em Caxias

 

 

Os escritores presentes no Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, realizado na semana passada em Caxias, enalteceram o encontro e a importância da literatura para a educação e formação cultural. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Para a professora da Universidade Estadual do Maranhão e poetisa Silvana Meneses, integrante da Academia Caxiense de Letras, o livro só se torna real quando compartilhado. “Eventos como este dão visibilidade e fomentam a literatura, é como ir à livraria, interagir com as pessoas, ninguém escreve para si mesmo, é importante construir vínculos e referências”, comentou Silvana, que lançou o livro de poemas ‘O Intenso Instante”.

A escritora e professora Joseane Maia acredita que os encontros literários são hoje a principal fonte de incentivo à leitura. “O problema da leitura é o acesso e a forma como se trabalha o conhecimento. A literatura tangencia as emoções e exercita a criatividade”, ressaltou Joseane, que já desenvolveu projeto em diversas escolas de Caxias, demonstrando como a leitura pode estimular a alfabetização de crianças. Ela é doutora em Letras, especialista em Língua Portuguesa e lançou o livro infantil ‘Festa no Céu’.

Escritores enaltecem evento literário realizado em Caxias. (Foto: Divulgação)

O evento reuniu 19 escritores maranhenses e livros de diversos gêneros literários, poesia, contos, romances, literatura infantil, história, entre outros.

Outra obra apresentada no evento foi o livro ‘A valorização da diversidade cultural: uma missão impossível?’ que reúne diversos artigos resultantes de pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Diversidade Cultural na Educação, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias.

Para o diretor do IFMA e um dos organizadores do livro, João da Paixão Soares, a noite de lançamento foi um momento ímpar e teve um significado especial para a cidade, por ser a primeira vez que o evento está sendo realizado fora de São Luís. “Os artigos publicados são resultados de investigações sobre os múltiplos olhares da sexualidade, construções sociais e educacionais em situações diversificadas de linguagem e ambientes de ensino e aprendizagem”, contou João da Paixão.

A escritora Inês Maciel, uma das fundadoras da Academia Caxiense de Letras destacou a importância da literatura para ampliação de repertório e desenvolvimento do senso crítico. “Esta reunião é um estímulo aos que querem escrever e uma valorização dos que já publicaram seus livros, quem gosta de escrever se descobre e descobre um mundo ao seu redor”, frisou.

Para Heloísa Sousa, autora do romance ‘Laura’, a experiência de escrever foi resultado de uma grande inspiração. “Acordei um dia com a história na cabeça e não parei mais, talvez tenha influenciado o fato de eu ser formada em Letras, artista plástica, e gostar de ler, é uma história de ficção que fala de amor e superação”, contou Heloísa, que considerou uma grande oportunidade poder divulgar seu livro durante o Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses.

Escritores enaltecem evento literário realizado em Caxias. (Foto: Divulgação)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.