Em Entrevista na Rádio Mirante: Chico Carvalho faz balanço dos seis primeiros meses de mandato

Por Mauro Garcia

O vereador Francisco Carvalho do (PSL) falou de suas ações na Câmara Municipal, durante uma entrevista ao radialista Jorge Aragão, no programa “Abrindo o Verbo”, da Rádio Mirante AM. Carvalho fez um balanço dos seis meses de mandato como parlamentar, após ser reeleito em 2016. Na ocasião, destacou que não descansa e que faz política por convicção todos os dias desde 1988, sempre ajudando as comunidades mais carentes da Capital maranhense. “Meu mandado é cumprido com humildade, pois sempre trabalhei em favor dos menores favorecidos. Lembro que visitei um casal na Rua do Fio no bairro Rio Anil, e este casal tinha cinco filhos, ambos estavam em cadeiras de rodas. Sair chorando daquele local chorando, porque me lembrei de meu sobrinho, que morreu com Distrofia muscular progressiva”,disse o parlamentar.

PENSOU EM DESISTIR DA POLÍTICA

Francisco Carvalho (Advogado e Auditor Fiscal do Município), se mostrou decepcionado com o atual momento que vive a política em São Luís e no Estado do Maranhão.

O vereador chegou a pensar em desistir da política. “Eu cheguei a dizer para a minha esposa que não queria mais saber de política, mas percebi que vale apena ser político, porque ajudo muitas comunidades. A gente dá uma assistência muito grande para população mais carente de São Luís, assim como na Zona Rural e Zona Urbana.Temos uma carência muito grande, eu mesmo já coloquei água em vários bairros de São Luís. Cito como exemplo, Vila Samara, coloquei, sem precisar da ajuda de Caema e Prefeitura. Assim também foi em Ihauma, Vila Cabral Miranda, e Vila Aparecida”.

O relacionamento da Câmara com o executivo e a chegada do secretário Jota Pinto

Sobre o relacionamento do Executivo com a Câmara, o vereador disse que o prefeito teve todo apoio da Câmara Municipal, durante os quatro anos, mas lamentou que alguns secretários se colocam acima do prefeito. “Os mesmos exercem funções públicas” de favores político, enquanto o secretário Jota Pinto tem feito o diferencial por ser um dos melhores, destacou o vereador, após a chegada do secretário de Articulação Política Jota Pinto naquela importante Secretaria, afirmando que alguns auxiliares do prefeito deixam muito a desejar.

TRABALHANDO SOZINHO COM FÉ EM DEUS

Ainda falando sobre secretários da Prefeitura, o vereador disse que faz política por convicção, e sempre estará a disposição para ajudar as comunidades. Foi enfático ao dizer que muitos secretários municipais vão disputar as eleições em 2018, mas questiona se eles realmente são políticos e se os pretensos conhecem a realidade da população. “Por isso eu digo sou político por convicção, porque gosto de ajudar e vejo que a maioria dos secretários, são candidatos a deputado estadual ou federal, sendo que alguns deles são da Prefeitura de São Luís e outro do Governo do Estado comenta o vereador. “Estes deixarão os cargos para disputar uma vaga nas eleições do próximo ano. Acredito que muitos desses secretários após eleitos não vão tirar um final de semana para visitar as comunidades, perdendo o lazer e o momento com suas famílias depois de eleito, porque depois disso não voltarão mais nas comunidades”, enfatizou Carvalho.

“Tenho serviços prestados nas comunidades, e na maioria das vezes ando sozinho, só eu e Deus”. “Visito sempre amigos que trabalham comigo, a exemplo da Jordilene no bairro (Nova Vida), onde tomo café quando visito a Jessica na (Vila Magril), Lurdes e Gugu no Cajupar”, citou.

POLÊMICAS DO UBER                               

Sobre o Uber, Chico Carvalho, que é o presidente da Comissão de Justiça na Câmara, observou que para circular normalmente na cidade, o UBER precisa primeiro ser regulamentado nos municípios. Esclareceu que os vereadores da Câmara não são contra o UBER e que o projeto ainda não chegou às suas mãos. “Os vereadores, pelo que eu sei, eles não se manifestaram contra o Uber, apenas aguardam o momento oportuno para colocar o projeto em pauta. Adianto que a Câmara não é contra o Uber. Devemos entender que os taxistas também têm seus direitos ja que pagam seus impostos, por isso esperamos que seja logo discutido”, esclareceu.

PROJETOS DE LEI E REQUERIMENTOS EM PROL DA POPULAÇÃO

O vereador do (PSL) destacou os avanços de seus oito mandatos e as ações que desenvolve, principalmente, em comunidades carentes da capital maranhense. Projetos de leis, requerimentos, indicações votados e aprovados na Câmara municipal, entre eles, a isenção do IPTU aos portadores de doenças impactantes e a adaptação da Merenda Escolar as crianças que tem rejeição a lactose, além do Projeto de Lei votado que trata sobre o “Quintal Produtivo”, onde o vereador desafiou o secretário Ivaldo Rodrigues para que ele execute o benefício. Na oportunidade, elogiou o seu desempenho a frente da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (SEMAPA), e pediu que fosse implantado o projeto (Quintal Produtivo”) e citou como exemplo o bairro Cajupari, quando esteve ao lado do prefeito Edivaldo Holanda Junior, mostrando vários sítios, destacando o plantio de, quiabo , maxixe,   melancia ,Jerimum e outros hortifrúti, quando fazem a troca dos produtos entre comunidades e futuramente formarem uma cooperativa para venderem seus produtos ao Governo do Estado e a prefeitura para a merenda escolar.

Iniciou seus projetos na Vila Itamar, fazendo uma praça num mutirão, em frente à União de Moradores, construindo uma praça grande, em parceria com a comunidade, onde foi doado todo o material, colocado para a construção da academia ao ar livre. Hoje, a comunidade desfruta de uma área de lazer, que serve como fonte de trabalho e renda para as famílias, com vendas de batatas fritas, cachorro quente, pizzaria, e sorveteria.

O bairro Estiva também funciona uma academia ao ar livre ao lado do posto policial com academia ao ar livre também feito.

MELHORIAS E ASFALTAMENTO PARA A ZONA RURAL

Mesmo com o recesso da Câmara, o parlamentar destacou que na oportunidade, entregou um projeto ao secretário Municipal de Obras, apontando quais ruas e comunidades precisam de asfaltamento e pavimentação em vias que são de acesso aos bairros. “Dei minha contribuição a SEMOSP, entregando esse projeto em mãos do próprio secretário Antônio Araújo”, enfatizou.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Na Vila Embratel, o vereador contribuiu para a viabilização de um  Curso de bombons caseiros, fabricação de chinelos bordados que é de grande aceitação popular em toda São Luís, além de cursos para professores de Zumba.

“Continuo trabalhando mesmo com o recesso, nos bairros, Recanto verde, São Raimundo do Gapara, onde estou ajudando a construir uma quadra de areia BeSoccer , além de manter escolinhas ,na Vila Magril , Vila Parecida, e ajudando igrejas católicas e evangélicas na Zona Rural e nos bairros periféricos”, disse.

MUITO TRABALHO EM PROL DOS MAIS NECESSITADOS

Chico Carvalho falou ainda sobre o papel do vereador que esta sempre próximo da população e o que é ser representante da população. Segundo ele, os vereadores são os únicos que ouvem o povo, por estarem mais próximos das comunidades em diversas áreas como, infraestrutura e tantas outras. “A partir do momento quando se chega à Câmara, agente sempre dá logo de cara com muitos pedindo ajuda. Não temos como negar essa triste realidade. Lamenta e diz que acha muito gratificante quando agente pode ajudar essas pessoas”, declarou.

RECUPERAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Na Educação, Chico também citou a sua solicitação onde pediu ao prefeito de São Luís a recuperação de escolas municipais, através de requerimentos e indicações ao Poder Executivo Estadual para que uma escola de ensino médio a implantação na Zona Rural.

Assim também como contribui com a cultura popular durante o período junino, ajudando as manifestações culturais, a exemplos de brincadeiras e arraiais que acontecem todos os anos, em especial a Zona Rural, e voltou a dizer que faz política por convicção todos os dias.

1º trimestre da nova gestão, e os avanços na Câmara Municipal.

Seis meses na nova gestão parlamentar, o dedicado parlamentar destacou as ações e os avanços do legislativo municipal, que discutiu todos os problemas das comunidades.

Disse que com o advento do WhatsApp e da tecnologia, a Câmara Municipal avançou muito, principalmente depois que passou a transmitir as sessões via a rádio AM e nas redes sociais, parabenizando o presidente da casa, Astro de Ogum, pois melhorou e muito o aspecto da câmara.

O COMPROMISSO COM O PSL

Segundo o vereador até o momento o partido não foi procurado, ainda aguarda uma proposta para saber como o partido vai disputar as eleições e de que lado vai estar.

Na última eleição o PSL elegeu 60 vereadores, lembrou o radialista que o (PSL), cresceu muito no Maranhão e obteve 165 mil votos, na disputa de vagas na federal  , conta com dois deputados na Alema, Graça Paz (PSL) e Edson Araújo também (PSL), elegeu também uma  Prefeita, Mayra Guimarães (Nova Iorque, 05 vices, Cláudia (Afonso Cunha), Gó (Brejo)

Cristiano Santos (Conceição do Lago Açu), Moça de Riba (Olinda Nova do Maranhão) e Professora Lacerda (São João do Sóter), “Eu sou presidente do partido e estarei sempre pronto para ajudar todos os companheiros, pois faço política por convicção”, afirmou

Sobre se vai ou não disputar uma vaga nas próximas eleições, disse que é partidário e presidente do (PSL) no Estado do Maranhão e vice – presidente nacional do partido, que não esta em seus planos ser candidato em 2018, mas se o partido determinar, ele estará à disposição”, finalizou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.