Dia das mães: 71% dos consumidores pretendem ir às compras

Segundo pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2018 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA),  71,1% dos consumidores pretendem fazer compras para o Dia das Mães.

O dado apresenta um recuo de -11,0% em relação ao ano passado. No entanto, não houve um crescimento significativo entre os consumidores convictos de que não irão às compras, que avançou apenas 3,3 pontos percentuais.

O que mais pesou no indicador negativo foi o crescimento de consumidores indecisos com relação à compra, que acelerou 5,5 pontos percentuais, revelando uma possibilidade de aumento do nível positivo de consumo.

Assim, mesmo com o recuo, o índice de intenção de consumo permanece em um nível bastante favorável para o comércio local, já que pelo menos 7 em cada 10 consumidores confirmaram o interesse de comprar presentes nesse período comemorativo.

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2018 em São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade no período de 3 a 6 de abril de 2018. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

Centro/Rua Grande

Ainda segundo o índice, também apresentou queda a intenção de compras no Centro e na Rua Grande, em São Luís, que recuou 55,0%

“As obras de requalificação da infraestrutura da principal via de comércio da capital têm gerado dificuldade para o trânsito dos consumidores na área, especialmente os que dependem do transporte público, o que gerou uma migração, pelo menos temporária, desses consumidores para outras áreas de comércio”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

Com isso, as galerias comerciais e lojas de bairro(44,7%) destacaram-se no levantamento deste ano, recebendo parte considerável desse público que optava pelas compras na Rua Grande. As lojas de Shopping Center (40,1%) mantiveram praticamente o mesmo nível de intenção de consumo registrado em 2017, alcançando o segundo lugar na pesquisa.

Na composição do nível de renda dos consumidores, as galerias comerciais e lojas de bairro destacam-se entre aqueles com renda inferior a 3 salários mínimos (48,0%), enquanto os Shoppings têm preferência mais relevante entre as pessoas com renda de 3 a 6 salários mínimos (52,5%) e renda superior a 6 salários mínimos (79,3%).

Consumo

O levantamento realizado pela Fecomércio-MA, calcula elevações importantes nas intenções de gastos do consumidor este ano na comparação com 2017, equivalente a 22,3% no valor da compra individual de cada item que servirá como presente e de 36,3% no valor total das compras para a data, incluindo os gastos com a comemoração.

De acordo com o estudo, o valor médio do presente pretendido pelo consumidor para o Dia das Mães 2018 foi calculado em 159 reais, enquanto o valor médio total das compras para a data, incluindo quem deseja comprar mais de um presente e quem deseja gastar com as comemorações, ficou em 244 reais.

Em linhas gerais, esse aumento de confiança apresentou um impacto mais relevante entre os consumidores com renda familiar mensal superior a 6 salários mínimos, principais responsáveis pelo crescimento das médias de gastos para o período. Nesse público, o valor médio do presente dobrou (+100%) e o valor geral da compra cresceu +81%.

Em relação aos produtos preferidos para presentear no Dia das Mães, a pesquisa apresentou uma escalada destacável dos artigos de perfumaria, com aceleração de 50,5% sobre a intenção de consumo registrada em 2017, assumindo neste ano a preferência principal dos consumidores. Os itens de vestuários mantiveram-se no mesmo percentual de intenção de consumo do ano passado, assim como os sapatos e bolsas, que completam a trinca de produtos mais procurados tradicionalmente nesse período.

Entre os consumidores que afirmaram que irão presentear nesse dia, o estudo revelou que 38% das pessoas deverão comprar dois ou mais produtos. No ano passado esse índice era de apenas 27,1%. Com isso, o nível de consumidores dispostos a comprar apenas um produto para o Dia das Mães em 2018 recuou -14,9%, demonstrando a capacidade de elevação do volume de vendas para este ano.

Pagamentos

A compra à vista mantém-se como a preferência dos consumidores com a indicação de 60,8% dos entrevistados por essa modalidade de pagamento, seja com dinheiro em espécie ou utilizando o cartão de débito. Apesar disso, a tendência pelo pagamento à vista apresentou uma queda de -19,5% em relação ao ano passado.

A preferência pelo uso do cartão de crédito este ano cresceu +61,8%. De acordo com a pesquisa, o aumento destacável no nível de gastos em relação ao ano passado cria a necessidade do consumidor se utilizar dessa modalidade de financiamento para parcelar as dívidas e acomodá-las no orçamento familiar atual, fato que explica o aumento do uso dessa forma de pagamento em comparação a 2017.

Essa é a razão para a intenção de utilizar o cartão de crédito ter se destacado, principalmente, entre os consumidores com renda familiar mensal superior a 6 salários mínimos, com 72% dos entrevistados optando por essa forma de pagamento, uma vez que é exatamente esse público que concentra as maiores intenções de gastos. Já entre os consumidores com renda abaixo de 3 salários mínimos, esse percentual que prefere utilizar o cartão de crédito recua para 43,5%.

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