Dia das Crianças: a importância de brincar fora de casa

Passeios para parques e áreas verdes são exemplos do que pode ser feito mesmo dentro de grandes centros urbanos.

 

Depois de alguns meses de tempo nublado e baixas temperaturas, finalmente podemos dar boas vindas para a primavera! E com a nova estação do ano, a possibilidade de curtir dias de Sol e ar livre é ainda maior e mais proveitoso, principalmente para as crianças. Mas os pais sabem da real importância de estimular as brincadeiras ao ar livre?

“Seja dentro ou fora de casa, brincar é sempre benéfico para as crianças, não importa onde a brincadeira aconteça. Porém, brincar fora de casa e estar em contato com a natureza auxiliam no desenvolvimento integral da criança, podendo envolver melhora da imunidade e na saúde física e mental como um todo, além de ser um excelente estímulo ao convívio social”, explica a Sarah Helena, psicóloga.

E falar de natureza não significa que pais e filhos precisem sair das cidades para que as crianças possam aproveitar. Passeios para parques e áreas verdes são exemplos do que pode ser feito mesmo dentro de grandes centros urbanos. Até mesmo um piquenique em um parque ecológico, que geralmente têm centros de preservação de fauna e flora locais, pode ser uma boa opção.

Brincar no quintal, em áreas comuns dos prédios ou na rua com a supervisão de um adulto também são opções para o dia a dia. “Quando tiver a oportunidade, incentive que a criança experimente pisar e brincar na grama, terra, areia, e se puder usar a água, melhor ainda! No começo algumas crianças podem estranhar essa experiência, mas é importante que elas vivenciem e percebam as diferentes sensações que cada elemento pode proporcionar. Se sujar faz parte e pode ser libertador! Afinal, quem tem a chance de brincar de lama nas grandes cidades asfaltadas? Esse tipo de coisa que foi comum na infância de muitos pais, hoje é algo raro entre as crianças”, reforça a psicóloga.

fonte: imirante.com

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.