Detran-MA realiza ações educativas em cidades da Baixada Maranhense

Uma média de mil condutores, passageiros e pedestres receberam informações sobre trânsito mais seguro, na primeira etapa das ações de pré-carnaval, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRv-Ind). Este mês, até o período do Carnaval, 30 cidades maranhenses devem receber as ações.

No período de 1º a domingo (05) foram realizadas blitzen fiscalizatórias nas cidades da Cedral, Porto Rico, Bacuri, Apicum-Açu e Mirinzal, com foco em veículos e condutores irregulares. Também foram repassadas dicas de segurança por meio de ações colocadas em prática pela Coordenação de Educação para Trânsito do Detran-MA.

Em quatro dias aconteceram cinco operações em pontos estratégicos dessas cidades da Região da Baixada Maranhense. Segundo dados da CPRv, nas atividades de fiscalização foram lavrados 93 autos de infração, 180 veículos foram abordados e 45 motocicletas foram removidas para o pátio da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Pinheiro, a maioria por não apresentar o licenciamento do veículo atualizado.

Nas barreiras montadas pela CPRv foram verificados os itens de segurança dos veículos e documentação. Na oportunidade, os educadores do Departamento, alertaram a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, como forma de reduzir os índices de acidentes.

Ações educativas e blitzen fiscalizatórias realizadas, neste período de carnaval, em cidades da região da Baixada Maranhense. (Foto: Divulgação)

Ações educativas e blitzen fiscalizatórias realizadas, neste período de carnaval, em cidades da região da Baixada Maranhense. (Foto: Divulgação)

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA,  Rosetânia de Farias, as operações no interior do Maranhão reforçam a segurança da população e garantem um trânsito mais seguro para todos. “O nosso objetivo é diminuir o número de acidentes ocasionados pela imprudência e o desrespeito às leis de trânsito”.

Os trabalhos de fiscalização foram coordenadas pelo capitão Rômulo Reis Júnior, subcomandante da CPRv-Ind. Ele ressaltou que as operações de fiscalização em conjunto com as educativas, multiplicam resultados. “A parceria com o Detran-MA, é importante para as ações de disciplinamento. No interior, o número de imprudências é muito alto, é preciso educar e fiscalizar para que a população se adapte aos bons costumes no trânsito”.

O servidor público e morador da cidade de Mirinzal, João Batista Costa, afirmou estar satisfeito com a atuação do Detran-MA e da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) no município. “Nós, cidadãos que temos o hábito de cumprir a lei, achamos muito importante esse tipo de operação. Quanto mais operações fizerem por aqui, teremos mais segurança, menos imprudências e menos acidentes”.

FONTE: Governo do Estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.