Detran-MA realiza abordagens educativas em empresa termoelétrica

A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), colocou em prática uma operação educativa, nesta segunda-feira (20), na termoelétrica Eneva, empresa que funciona na região do Itaqui, em São Luís. O objetivo foi conscientizar o quadro funcional, de cerca de 430 trabalhadores, sobre a importância da segurança viária e os perigos de dirigir sob efeito de álcool.

De acordo com o chefe do setor de Orientação para o Trânsito do Defoto-2_divulgacao_detran_2002017-detran-ma-realiza-abordagens-educativas-em-empresa-termoeletrica-do-itaquitran-MA, Gilmárcio Chaves, as visitas dos educadores a empresas fazem parte das ações educativas da instituição. “Nosso objetivo é promover segurança viária, por meio da conscientização de condutores e pedestres. Por isso, estamos à disposição das empresas que quiserem fazer essa parceria. Quanto maior o alcance, mais vidas serão salvas”.

Na termoelétrica Eneva, os funcionários foram recepcionados na portaria da empresa e receberam material informativo. Depois foram convidados a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), para saber como funciona o equipamento utilizado durante a fiscalização da Lei Seca. Eles receberam dos educadores bombons de chocolate com licor e doses de enxaguante bucal, para demonstrar, a quem fazia o teste que, mesmo em pequena quantidade, o álcool é detectado pelo aparelho.

Os participantes foram alertados que, em casos envolvendo o enxaguante bucal e bombons de licor, o efeito alcoólico passa em menos de 10 minutos, ao contrário das bebidas alcoólicas, cuja tolerância de consumo por motoristas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é zero.

Em seguida, a equipe do Detran-Ma realizou ações em setores da empresa. O engenheiro de segurança da Eneva, Nilo Coelho, disse que a iniciativa em levar educação para o trânsito a trabalhadores, ajuda a mudar as condutas dos cidadãos que trafegam nas rodovias. “Já realizamos ações parecidas na empresa, mas quando o Governo do Estado se faz presente, por meio de iniciativas como esta do Detran-MA, o cidadão se sente mais seguro e passa a ter mais atenção. Com certeza, essa é uma parceria que já deu certo”.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.