Detran-MA lança Semana Nacional do Trânsito nesta segunda-feira (18)

O Governo do Maranhão lança a Semana Nacional de Trânsito (SNT) nesta segunda-feira (18), às 8h30, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Altos do Calhau, em São Luís.

A Semana Nacional de Trânsito acontece em todo o Brasil até o próximo dia 25 com o tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença’. No Maranhão, é organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).

Participam do lançamento da SNT no estado, o governador Flávio Dino, a diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, o coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Francisco Garonce, além de autoridades e representantes de entidades parceiras.

A SNT está prevista na Resolução nº654/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu o cronograma de ações de educação para o trânsito em 2017 no país.

Este ano, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre sua responsabilidade no trânsito, para reduzir os acidentes nas vias e valorizar a vida.

Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, além da capital, serão realizadas ações educativas nos municípios do interior do estado, com o apoio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Maranhão.

“As ações de educação para o trânsito do Departamento são permanentes e têm contribuído com a mudança de comportamento dos condutores e pedestres no estado”, diz Larissa.

“Durante a SNT, as ações educativas serão intensificadas em São Luís e nas cidades do interior. Buscamos reduzir os acidentes de trânsito e contamos com o apoio da sociedade”, frisa a diretora.

Programação

No Maranhão, a Semana Nacional de Trânsito vai levar palestras para escolas, empresas e instituições públicas, ministradas por educadores do Detran. Ações nas faixas de pedestres e distribuição de material educativo nas ações da Operação Lei Seca e Direção Certa também estão na programação.

Por meio do projeto Conhecendo o Detran, estudantes vão saber mais sobre o funcionamento da instituição, além de conhecer um pouco sobre o trabalho de fiscalização do trânsito, em visita às dependências do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Independente (BPRV Ind).

Para encerrar as atividades da SNT no estado, o Detran programou um grande passeio ciclístico em São Luís.

“A Semana Nacional de Trânsito é um evento muito importante para o país. Infelizmente, os números de mortos em acidentes de trânsito no Brasil são muito altos”, afirma a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rose Farias.

“A maioria acontece porque o condutor ou pedestre não respeitou as regras do trânsito. No Maranhão, as equipes de educação do Detran trabalham o ano inteiro para mudar essa triste realidade. Esse é o principal objetivo desta campanha”, completa a coordenadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.