Deputado destaca aniversário de Viana e pede investimento público

Os 253 anos de fundação da cidade de Viana, na Baixada Maranhense, transcorridos no dia 8 de julho, foram lembrados, Na sessão de terça-feira (13), pelo deputado Francisco Gomes (DEM), com uma mescla de orgulho e fé no futuro. “São mais de dois séculos e meio de glórias, lutas e conquistas. Viana tem um passado exuberante, mas também um futuro promissor, porque constrói o seu presente sobre o alicerce da história”, refletiu.

Chico Gomes pretendia destacar o aniversário da cidade na sessão ordinária de segunda-feira, 12, não o fazendo por falta de quórum regimental. “Não podia deixar passar em branco um momento tão significativo para a nossa cidade”. E fez questão de estender as felicitações pela data ao prefeito Rilva Luis e “a todas aqueles que contribuem para enriquecer a história de Viana”. Chico Gomes defendeu investimentos públicos no município, para consolidar o papel de Viana como cidade-pólo da Baixada, ao lado de Pinheiro.

FAZENDA SÃO BONIFÁCIO

Alçada à condição de vila em 1757, Viana foi colonizada originalmente pelos padres jesuítas da Companhia de Jesus, que se estabeleceram na região para catequizar índios e desenvolver atividades comerciais ligadas à criação de gado e beneficiamento da cana de açúcar. A primeira fazenda erguida por eles, às margens do rio Maracu, e que assinala o marco inicial da colonização, chamava-se São Bonifácio do Maracu. Possuía quatro engenhos de açúcar e cerca de 15 mil cabeças de gado.

A contribuição cultural deixada pelos europeus pode ser notada ainda hoje nos casarios antigos e monumentos que pontificam a área histórica da cidade, hoje tombada pelo Patrimônio Histórico. Jesuítas, índios e negros tiveram um traço decisivo na formação cultural do município, criado oficialmente em 23 de julho de 1862, ao ser desmembrado de Vitória do Mearim.

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.