Corregedora visita cartórios em São José de Ribamar

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, verificou ‘in loco’ o cumprimento das recomendações feitas às serventias de 1º e 2º Ofício, após inspeção técnica realizada em 2016. A juíza Sara Gama, auxiliar da Corregedoria e coordenadora das serventias extrajudiciais, acompanhou a visita, realizada no último dia 3.

As representantes dos cartórios, Liziane Santos Bosaipo (1º Ofício) e Cristiana Duailibe (2º Ofício), apresentaram relatórios técnicos comprovando o saneamento das impropriedades detectadas.

A corregedora Anildes Cruz elogiou as ações implementadas pelos cartorários nas unidades, e afirmou que é preciso manter, diariamente, o compromisso de excelência na prestação dos serviços extrajudiciais no Estado. “A Corregedoria tem feito seu papel de receber sugestões, discutir ações, orientar; e de outro lado, inspecionar, fiscalizar e notificar quando necessário, tudo, para manter a qualidade de atendimento à sociedade”, concluiu a corregedora.

Segundo a juíza Sara Gama, as inspeções servem, também, como forma de verificar e sugerir melhorias às serventias no cumprimento de suas obrigações. “As serventias extrajudiciais compreendem os serviços notariais e de registro, que objetivam garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia do ato jurídico, exercidos em caráter privado e por delegação do Poder Público, através do Tribunal de Justiça”, explicou a magistrada.

Serviços Extrajudiciais – Os serviços notariais e de registro são distribuídos em: Registro Civil de Pessoas Naturais; Registro Civil de Pessoas Jurídicas; Registro de Títulos e Documentos; Registro de Imóveis; Tabelionato de Notas; Tabelionato de Protesto de Títulos; e Tabelionato e Registro de Contratos Marítimos, conforme o Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Assessoria de Comunicação

 

 

                                                  ALICE MENDES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.