Cidade Olímpica alcança 40 dias sem homicídios

O bairro Cidade Olímpica contabiliza 40 dias sem homicídios, resultado das operações executadas pela equipe do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM). A área apresentava índices preocupantes de criminalidade que vêm sendo combatidos em ações intensificadas, estabelecendo um cenário mais positivo à população que reside no local.

Dentre as medidas adotadas pelo Governo do Maranhão para alcançar este resultado está a ampla reestruturação da 3ª Companhia do 6º BPM, na Cidade Olímpica. O prédio recebeu uma reforma geral, foi todo reequipado e passou a contar com maior efetivo para o policiamento da região. Além disso, também foi reformada a sede do 6º BPM na Cidade Operária que compreende a região.

O homicídio é um dos crimes mais combatidos pelas polícias e integra os CVLIs – Crimes Violentos Letais Intencionais -, critério usado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para medir o nível de violência no país. Portanto, alcançar 40 dias sem o registro dessa ocorrência representa um avanço nas ações de segurança pública realizadas no bairro.

O trabalho desenvolvido pela equipe do 6° BPM, também, culminou na redução de outros tipos de crimes no bairro e entorno. São 449 dias sem assaltos a lotéricas e 202 sem latrocínios na região.

“Esses dados representam uma conquista da Segurança na guerra contra o crime. Contabilizamos mais de um ano completo sem estes dois tipos graves de ocorrências na região, mostrando que a polícia está atenta e trabalhando firmemente para impedir os atos de violência”, destacou o comandante geral do 6° BPM, major Marcelo José Macedo de Carvalho.

A reforma do prédio do batalhão é apontada pelo comandante com uma das medidas mais significativas para o policiamento e de influência direta e positiva nas operações e resolução dos casos. “Temos uma estrutura muito mais adequada para atendimento das comunidades e uma equipe comprometida com a garantia de segurança aos cidadãos”, afirmou o comandante.

Entre os principais bairros cobertos pela equipe do batalhão estão Cidade Olímpica (onde fica a sede do batalhão), Cidade Operária, São Raimundo, Santa Clara, Santa Bárbara, Maracanã, São Bernardo, Janaína, Forquilha. O 6° BPM integra a estrutura do Comando de Policiamento Metropolitana de Área II (CPAM II).

Operações em andamento

Dentre as operações em andamento na região estão a operação ‘Berlim’, fiscalização de bares e restaurantes em fins de semana; a ‘Cinturão Verde’, executada na zona rural para combater o tráfico de drogas; e a ‘Speed Land’, uma ação surpresa e rápida na abordagem a ônibus e motos.

O 6° BPM desenvolve ainda as operações ‘Busca Implacável’ (abordagem e revista a pessoas, vistoria em pontos e corredores de ônibus, apreensão de drogas e armas e condução de suspeitos a delegacia); e ‘Malha Metropolitana’ (abordagens em barreiras montadas em pontos estratégicos e horários definidos). Estas operações são definidas pelo Comando Geral da Polícia Militar e executada por todas as bases da corporação.

Nas operações do 6º BPM estão incluídas, ainda, abordagens a pessoas e veículos, monitoramento de pessoas e áreas suspeitas, apreensão de armas e drogas e ações direcionadas à prevenção, combate e controle de crimes, além do policiamento permanente nas ruas e ações educativas com o projeto Ronda Escolar.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.