Blitz educativa chama atenção para respeito ao uso da faixa de pedestre

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) promoveu mais uma ação em faixa de pedestre em São Luís. O ponto escolhido para a blitz educativa foi a faixa da Avenida da Camboa, próxima a paradas de ônibus, comércio e residências.

O chefe da Divisão de Orientação de Trânsito, Gilmárcio Lopes, explica que a escolha da faixa se deve a quantidade de acidentes registrada nesse local. “Algumas faixas de pedestres são alvo de nossas ações por causa das estatísticas. Estamos aqui para lembrar ao pedestre e ao motorista que cada um deve fazer a sua parte para que tenhamos um trânsito seguro”.

No dia 4 de janeiro, a idosa Maria da Conceição França de Oliveira morreu atropelada quando atravessava a faixa na Camboa. Moradores da região falam do medo que sentem ao atravessar a avenida.  “Aqui, é comum vermos batidas e, às vezes, a vítima é um pedestre ou ciclista. Eu redobro a atenção, mas só me sinto tranquilo quando tem guarda de trânsito ou policiais chamando atenção dos motoristas”, disse o pedreiro Antônio Guimarães.

Durante a ação, os policiais militares da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind.) auxiliaram os educadores do Detran e paravam o trânsito quando havia necessidade, mesmo com o semáforo funcionando normalmente. Os educadores usaram as placas em forma de letra para montar um grande “PARE” sobre a faixa e também distribuíram panfletos.

A ação nas faixas é feita de forma periódica. Neste mês foi incluída, também, na programação da Campanha “Férias em Trânsito”, iniciativa que tem como objetivo difundir informações para quem vai pegar a estrada ou está de férias na cidade. O material distribuído destaca normas de segurança como o uso do cinto, não beber e dirigir e não usar celular ao volante.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.