Bibliotecas de seis municípios maranhenses são selecionadas para programa ‘Conecta Biblioteca’

Seis bibliotecas públicas do Maranhão foram selecionadas no programa ‘Conecta Biblioteca’, que vai oferecer apoio e formação continuada para profissionais e bibliotecários de vários municípios. A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, foi o canal articulador e facilitador para que os municípios se inscrevessem no programa, uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios.

As bibliotecas selecionadas para o programa são Biblioteca Pública Municipal Carlos Martins- Pedreiras; Biblioteca Pública Municipal Mário Andrade – Centro Novo do Maranhão; Biblioteca Municipal Professor Fernando de Carvalho – Codó; Biblioteca Pública Municipal “Padre Bento Dominici”- Palmeirândia; Biblioteca Municipal Orlinda de Lourdes – Fortaleza dos Nogueiras; Biblioteca Publica Vespasiano Ramos – Aldeias Altas.

Para o Maranhão foram disponibilizados, primeiramente, três vagas, porém com a grande demanda o número de vagas subiu para seis. A Biblioteca Pública Benedito Leite, durante o programa, participará ativamente, orientando e acompanhando a sua execução, juntamente com a ONG Recode e a Caravan Stúdio.“O Programa Conecta Biblioteca fortalecerá as Bibliotecas Públicas Municipais, apoiando bibliotecários e profissionais das bibliotecas, de tal forma que possam ampliar a atuação desses espaços de conhecimento, de informação e de cultura, junto à comunidade” ressaltou a Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento.

Para a diretora da BPBL, a comunidade precisa conhecer e se apropriar dessas Casas de Cultura, sabendo que elas devem estar a seu serviço. Para que isso aconteça é necessário que cada biblioteca possua profissional qualificado, acervos atualizados, espaços confortáveis e acolhedores. “E é nesse sentido que atuará o Conecta Biblioteca, capacitando as equipes para que trabalhem com o olhar voltado para a gestão participativa, estudo da comunidade e muito mais.” disse Aline Nascimento.

O programa oferece cursos e ações que visam a integração digital das unidades. Bibliotecários e profissionais das comunidades serão beneficiados, com capacitação em pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

O ‘Conecta Biblioteca’ é uma iniciativa que reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem do Brasil. O programa é uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios e tem como meta aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas ao fim do programa, com foco no público entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.