Biblioteca Pública Benedito Leite faz doação de kit acessível ‘O Pequeno Príncipe’

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizará doação do kit acessível ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry, a 14 instituições e representantes de associações de pessoas com deficiência. O evento acontece nesta quinta-feira (9) na sede da BPBL, Praça Deodoro, Centro de São Luís, a partir das 16h.

 

O livro é o clássico universal da literatura, pela primeira vez editado com recursos e formatos acessíveis, inclusive o de Leitura Fácil, uma maneira de adaptar a obra para que possa ser lida e compreendida independentemente das capacidades linguísticas ou cognitivas do leitor. A obra também é composta por um DVD audiovisual com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas. E conta, ainda, com o formato Digital Accessible Information System ou Daisy, que utiliza voz humana (ou sintética) de acordo com os protocolos internacionais de acessibilidade.

 

O kit acessível será doado para as instituições Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual do Maranhão, Escola de Cegos do Maranhão, Associação de Cegos do Estado do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Departamento de Pedagogia/Núcleo de Educação Especial da Uema, Associação de Surdos do Maranhão, Rede de Bibliotecas Comunitárias Terra das Palmeiras, Rede de Bibliotecas Comunitárias Ler par Valer, Supervisão de Bibliotecas Escolares da Seduc, Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais, Grupo Ilha Azul, Biblioteca Pública Municipal de São Luís, Superintendência de Educação Especial da Semed.

 

A Biblioteca Pública Benedito Leite é uma das 10 bibliotecas no país que integra o Projeto Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Atualmente conta com acervo de 130 mil obras, dentre as quais cerca de 1.047 títulos em Braille, 2.820 exemplares com fonte ampliada, 875 audiolivros, 42 filmes com recursos de acessibilidade, 25 livros em formatos acessíveis e 29 livros em Libras.

 

Além dos livros, a Biblioteca conta com diversos equipamentos e softwares acessíveis. No setor de Braille estão instalados computadores com leitores de tela, regletes (aparelho para escrita em Braille), punções (objeto para escrita no reglete), soroban (aparelho de cálculo), fones de ouvido, impressora e linha braille, lupa eletrônica, teclado colmeia, acionador de pressão, notebooks e tabletes.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Doação do kit acessível O Pequeno Príncipe

QUANDO: Nesta quinta-feira (9), às 16h

ONDE: Praça Deodoro, Centro de São Luís

CONTATO: Marcela Mendes, Ascom da Sectur – 99934 7289

 

 

                                                 ALICE MENDES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.