Ano letivo na rede estadual inicia nesta segunda (29) e escolas preparam aulas inaugurais

Nessa segunda-feira (29), têm início as aulas na rede estadual de ensino e, esse ano, a expectativa está, também, nas homenagens que serão feitas aos patronos das escolas, durante as aulas inaugurais. Trata-se da efetividade da Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975, de autoria do então deputado estadual Sálvio Dino, que foi regulamentada pelo Governo do Maranhão e determina que todas as escolas deverão realizar aula inaugural, com ênfase no nome, vida e obra do patrono da unidade de ensino.

As unidades escolares têm se programado para proporcionar aos alunos mais um momento de conhecimento, ao conhecer a história daqueles que dão nomes às escolas que frequentam.

O gestor geral do Centro de Ensino Maria José Aragão, Wilson Chagas, nos conta que a acolhida aos alunos para o ano letivo de 2018 acontecerá em dois momentos. No período matutino, começa às 7h30, com as boas-vindas aos estudantes acontecendo em sala de aula, e os professores explicando sobre o slogan da escola para este ano, que é: “Maria José Aragão, uma escola de valores”.

Logo após, os estudantes serão conduzidos ao pátio da escola, momento em que serão apresentados vídeos sobre gratidão, a importância do professor e exibido um documentário produzido pelo cineasta Murilo Santos sobre a história da médica e professora maranhense, Maria José Camargo Aragão, patronesse da escola.

A programação segue com a apresentação da secretária adjunta de Gestão das Regionais de Educação (SAGRE), professora Rosyjane Paula Farias Pinto, que falará aos estudantes sobre a importância da pesquisa acadêmica e mostrará um pouco dos estudos para a sua tese de doutorado sobre a história de Maria Aragão.

Já no período da tarde, a programação tem início às 13h e os alunos receberão o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Euclides Barbosa Moreira Neto, que, além de contar um pouco sobre o seu doutorado em Portugal, falará aos estudantes sobre a obra de sua autoria “Maria por Maria”, um livro que traz uma série de entrevistas e relatos de convivência dele com a própria Maria Aragão.

A centenária Escola Modelo Benedito Leite terá uma vasta programação para acolhimento dos estudantes e de ênfase ao seu patrono, o maranhense que dá nome a escolas, praças, bibliotecas, além de centenas de prédios públicos espalhados pelo estado. O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, participará da aula inaugural.

Em Timbiras, no Centro de Ensino Paulo Freire, a programação conta com a palestra ministrada pelo professor de Língua Portuguesa da escola, Ivanilton José Ribamar Paiva Frazão, que falará aos estudantes sobre o processo de mudança do nome do Centro de Ensino, que antes se chamava C.E. Emilio Garrastazu Medici, em referência a um dos presidentes da Ditadura Militar no Brasil. Em atendimento ao Decreto nº 30.618 de 2 de janeiro de 2015, o nome da escola foi modificado e agora os estudantes saberão um pouco mais sobre Paulo Freire, que tanto contribuiu para a educação brasileira e é considerado o Patrono da Educação no país.

Segundo a gestora da escola, Claudia Lindoso Coelho Sousa, a programação contará com uma apresentação da biografia de Paulo Freire, exposta pelo professor de filosofia da escola, Walter de Lima Monteiro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.