Alcântara ganha 1ª cozinha comunitária quilombola do Brasil e série de obras

O governador Flávio Dino levou uma série de entregas nesta terça-feira (24) à cidade de Alcântara. Foram uma cozinha comunitária, asfalto, abastecimento de água e kits esportivos.

A cozinha comunitária quilombola é a primeira desse tipo em todo o Brasil. Ela fica no povoado Maruda e vai atender nove comunidades e outros sete municípios da região. Serão servidas 200 refeições gratuitas por dia, além de cursos na área de Educação Alimentar.

Governador Flávio Dino entrega de unidade do CRAS em Alcântara. (Foto: Divulgação)

Governador Flávio Dino entrega de unidade do CRAS em Alcântara. (Foto: Divulgação)

“As políticas sociais são o centro do nosso governo. É preciso que a riqueza produzida por todo o povo possa chegar até a casa das pessoas. E o modo de garantir que isso ocorra é mediante serviços que são implantados em todas as regiões”, disse Flávio Dino em Alcântara.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, afirmou que se trata “de um momento histórico no Brasil inteiro, em que se reconhece a importância das comunidades quilombolas no país”, que “em certo momentos foram renegadas”.

Água

Também foram entregues três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que funcionam com poços artesianos. Os beneficiados foram os povoados de Jacaré, São Benedito-Timbira e Arenhengaua.

Além do poço, os sistemas têm reservatório de água com estrutura de concreto, caixa de água, redes de distribuição principal e secundárias e ligações domiciliares.

“Estamos fazendo um grande investimento na ampliação do abastecimento de água na zona rural. Água para a produção, para as pessoas poderem alimentar seus objetivos de vida e também para garantir que cresça a economia em nosso estado. Os investimentos sociais têm uma dimensão econômica também”, afirmou Flávio Dino.

Segunda etapa do Programa Mais Asfalto na rua Martins Viegas na Vila Airton, em Alcântara. (Foto: Divulgação)

Segunda etapa do Programa Mais Asfalto na rua Martins Viegas na Vila Airton, em Alcântara. (Foto: Divulgação)

CRAS

A cidade ainda recebeu um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para facilitar o aceso a serviços e atendimentos. O Bolsa Escola e o Bolsa Família, por exemplo, podem ser pedidos no local. O CRAS em Alcântara vai atender 750 famílias. Já são 115 centros desse tipo entregues desde 2015.

A aposentada Celina Ferreira, 81, faz parte do Grupo Melhor Idade e, com o novo CRAS, tem um local adequado para as atividades: “A gente se sente bem quando faz um trabalho. É uma coisa muito boa que aconteceu”. O centro fica na Avenida Anel do Contorno, s/n, no bairro Caravelas.

Asfalto

Flávio assinou ainda a ordem para a nova etapa do Mais Asfalto na cidade. Os serviços já começaram. São mais sete quilômetros que serão pavimentados, incluindo as ruas do Posto/Coco da Ema, da Granja, Samambais/Vila Airton, Professor Carlos, Rua Nova e a Avenida Anel de Contorno.

“Minha casa enchia de poeira. As ruas eram muito prejudicadas e agora melhorou muito”, conta a moradora Izabel Sousa. “A gente é humilde, a gente precisa.”

“Hoje é dia de integração do Governo do Estado com a Prefeitura de Alcântara”, resumiu o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O governador também entregou kits esportivos completos para partidas de futebol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.