Adolescentes da Funac recebem atendimentos de saúde nas unidades

O atendimento à saúde é um dos direitos garantidos aos adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular. Na última sexta-feira (20), a unidade do Centro de Juventude do Sítio Nova Vida recebeu ações de saúde articuladas com o Centro de Saúde do Bairro de Fátima e a equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, além de pré e pós aconselhamento acerca das prevenções foram alguns dos serviços de saúde prestados aos adolescentes da unidade. No total, 40 atendimentos foram realizados. A ação preventiva teve por objetivo identificar, orientar e encaminhar para tratamento, de acordo com o resultado, os adolescentes em privação de liberdade.

“Para os nossos adolescentes a ação foi muito boa, eles aprovaram os serviços oferecidos e se sentiram melhor atendidos”, falou a coordenadora técnica da fase intermediária da Unidade, Jaqueline Sodré Vieira. “Muitas vezes, quando levamos os socioeducandos aos hospitais para os acompanhamentos de saúde, os demais pacientes não os recebem muito bem. Por isso agradecemos pela parceria e disponibilidade dos profissionais de saúde em vir até o espaço dele e ofertar todo o atendimento necessário”, explicou.

A partir de janeiro, as demandas de saúde nas unidades ganham o reforço das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSI), além das parcerias já garantidas com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e das Unidades Mistas. “Como apoio desses profissionais, faremos os atendimentos de saúde uma vez por semana nos CAPs e vamos avançar ainda mais nesses aspectos, garantido o atendimento dos adolescentes”, anunciou a coordenadora de Programas Socioeducativas, Nelma Pereira da Silva.

A iniciativa contou com o apoio da psicóloga Silvia Dileli, com o enfermeiro especialista na assistência aos pacientes com infecção sexual transmissível – IST e AIDS, Carlos Henrique Rodrigues dos Santos, e com a Assistente Social Sandra Cristina Furtado Garcia.

Atendimento Odontológico

Nesta terça-feira (24), os adolescentes da Unidade de Internação do Eldorado participarão de palestra sobre tabagismo, com a dentista Marília Barros Muniz, e mais outras ações referentes à saúde mental e sexual, relacionadas ao período carnavalesco.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.